A Síndrome Pré-Menstrual, também conhecida como Tensão Pré-Menstrual (TPM), é caracterizada pela manifestação de sintomas físicos e emocionais, como: dor nas mamas, dor de cabeça, retenção hídrica, oscilações abruptas do humor, entre outros, que recorrem na segunda metade do ciclo menstrual e interferem na produtividade e qualidade de vida da mulher.
Como identificar?
Os sintomas da Síndrome Pré-Menstrual costumam surgir por volta dos 20 anos de idade e, se não tratados, podem persistir ao longo de toda a vida reprodutiva.
A definição da Síndrome pelo American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), exige ao menos um sintoma associado à disfunção econômica ou social, que ocorre nos 5 dias que antecedem a menstruação e que se repetem por mais de 3 ciclos consecutivos. As manifestações devem melhorar após o término da menstruação.
Os sintomas podem ser:
- Retenção hídrica;
- Dor nas mamas;
- Dor de cabeça;
- Ondas de calor;
- Compulsão alimentar;
- Desânimo e indisposição;
- Distúrbios do sono;
- Oscilações abruptas de humor;
- Irritabilidade excessiva;
- Humor deprimido.
Por que acontece?
Os níveis sanguíneos hormonais oscilam ao longo do ciclo menstrual. Na segunda metade do ciclo, após a ovulação, começa a ser liberado o hormônio progesterona responsável por alguns dos sintomas, como a retenção hídrica e a sensibilidade nas mamas.
Entretanto, acredita-se que as oscilações dos hormônios estradiol e progesterona atuem sobre os neurotransmissores (serotonina e ácido gama-aminobutírico), o que pode representar um dos possíveis mecanismos fisiopatológicos que precipitariam a ocorrência da Síndrome Pré-Menstrual em mulheres mais sensíveis.
Como é feita a avaliação?
A coleta da História Clínica detalhada é a principal arma para o diagnóstico da condição, uma vez que exame físico e exames laboratoriais não costumam evidenciar grandes alterações.
Por outro lado, é recomendado avaliar fatores desencadeantes e diagnósticos diferenciais. São exemplos: o uso de anticoncepcionais orais de mais alta dosagem, distúrbios da tireoide, sintomas peri-menopausa, elevação de prolactina ou até depressão e ansiedade.
Quais as formas de tratamento?
Os principais objetivos para o tratamento, incluem: alívio dos sintomas, melhora da funcionalidade e da qualidade de vida. A melhor forma de alcançar esses efeitos é com a abordagem multidisciplinar.
– A mudança do estilo de vida, incluindo atividade física e técnicas de relaxamento, são fundamentais para o tratamento, especialmente para o combate aos sintomas físicos da Síndrome Pré-Menstrual.
– A alimentação regrada tem papel fundamental no controle da Síndrome. São vários os alimentos benéficos, como: salmão, abacate, nozes, chocolate amargo, vegetais verde escuros, leite e derivados. No entanto, é recomendado evitar carboidratos simples (açúcar e farinha), sal, frituras, álcool e o excesso de carne vermelha, durante o período. Diversas vitaminas e suplementos alimentares são indicados como auxiliares ao tratamento, como é o caso do óleo de prímula, vitamina B6, vitamina E, cálcio e magnésio.
– Existem medicamentos fitoterápicos que aliviam os sintomas. O Vitex agnus-castus tem como efeitos descritos o equilíbrio da progesterona, a ação dopaminérgica e a elevação de endorfina.
– Mulheres que não respondem às medidas acima podem beneficiar-se de tratamento hormonal. É possível modular os níveis hormonais, mantendo-os mais estáveis durante todo o ciclo, através da administração de anticoncepcionais hormonais ou hormônios isomoleculares. A escolha do tipo de hormônio, dosagem e via de administração deve ser individualizada, uma vez que cada mulher possui sintomas, efeitos adversos e estilos de vida diversos.
– A avaliação psicológica pode ser uma grande aliada ao tratamento, para identificar e tratar fatores desencadeantes e fatores de piora.
Em casos de sintomas emocionais mais acentuados, a avaliação médica psiquiátrica pode ser uma abordagem indicada, uma vez que alguns antidepressivos podem contribuir com o tratamento. A síndrome pré-menstrual com sintomas muito intensos é conhecida como Transtorno Disfórico Pré-Menstrual.
Telefones
Clínica 11 - 3898 5250
WhatsApp 11 - 91214 8826
Endereço
Al. Jaú, 1303, 1° andar - Jd. Paulista
São Paulo | 01420-005
concierge@infinitewh.com.br