Mioma uterino

Home / Mioma uterino

O Mioma Uterino é um nódulo benigno encontrado em aproximadamente 25% das mulheres em idade reprodutiva. Origina-se da musculatura uterina e pode crescer com o estímulo hormonal. Mas nem sempre isto indica um problema de saúde.

O Mioma é comumente um achado de ultrassom e não causa sintomas. Mas existem situações em que o seu crescimento pode levar ao aumento do fluxo menstrual, cólicas e infertilidade.

Quais as formas de tratamento?

Os Miomas pequenos, que crescem para dentro da parede ou para fora do útero, desde que assintomáticos, não requerem qualquer tratamento.

Entretanto, os Miomas múltiplos, volumosos e que crescem para dentro da cavidade uterina, precisarão de tratamento específico.

– Para o controle da dor e do fluxo podem ser administrados analgésicos e medicação antifibrinolítica.

– Em outros casos, é possível recomendar a terapia hormonal, que vai reduzir a menstruação e, portanto, o desconforto. Pode ser através de contraceptivo combinado, com Estrogênio e Progesterona, ou apenas progesterona, na forma de Implantes ou DIU hormonal, por exemplo.

– Mulheres na Perimenopausa podem se beneficiar de Bloqueadores Hormonais, que vão induzir uma menopausa transitória para alívio de sintomas. Mas os efeitos colaterais podem ser extremamente desconfortáveis.

– Mulheres com Miomas muito grandes, intracavitários ou falha do tratamento medicamentoso devem ser referidas para o tratamento cirúrgico.

Tratamento Cirúrgico

O princípio do tratamento cirúrgico deverá levar em consideração o desejo reprodutivo de cada mulher.

Mulheres que desejam engravidar podem ser submetidas à Miomectomia, a retirada dos miomas, mas as mulheres sem desejo reprodutivo devem ser aconselhadas à Histerectomia, a retirada do útero, para o tratamento definitivo da doença. Idealmente pela via minimamente invasiva.

Em casos de Miomas intracavitários, indicamos a Histeroscopia, cirurgia intrauterina por via vaginal. Em caso de Miomas grandes, localizados na parede ou no exterior do útero, a Laparoscopia e a Cirurgia Robótica são excelentes alternativas. A cirurgia minimamente invasiva permite grandes cirurgias, com o mínimo de desconforto e acelerada recuperação.

×