Cisto de mama

Home / Cisto de mama

Tratam-se, na maioria das vezes, de alterações benignas da mama e que não merecem maior preocupação.  Aparecem por conta de uma obstrução nos ductos lobulares terminais, levando a um acúmulo de líquido na glândula mamária.

Os cistos mamários têm relação com as variações hormonais e o estímulo desses hormônios em nossas mamas e são especialmente comuns em mulheres entre 25-50 anos. Muitas vezes podem se tornar palpáveis e dolorosos.

Em algumas situações, pode ser necessário uma punção para esvaziar um cisto que se tornou maior e, com isso, promover alívio do desconforto doloroso gerado por ele.

O exame mais usado para o diagnóstico e seguimento dos cistos é a ultrassonografia das mamas. Com esse exame é possível diferenciarmos nódulos sólidos de cistos, e assim conduzirmos da forma adequada.

Importante salientarmos que os cistos simples não são lesões precursoras de um câncer.

Devemos ter atenção especial nos casos de cisto mamário que possua dentro de si alguma lesão sólida. Nesses casos, essa lesão deve ser melhor investigada, sendo necessário realizarmos biópsia para definição de conduta.

×