Mastalgia

Home / Mastalgia

Mastalgia é o termo que utilizamos para descrever o sintoma de dor nas mamas. É um sintoma frequente, já que cerca de 60 a 70% das mulheres ao longo da vida reprodutiva apresentarão esta queixa, mas apenas 10 a 20% das pacientes apresentarão mastalgia severa. É motivo frequente de consulta ao mastologista, seja pelo medo da associação com o câncer de mama ou pela intensidade da dor que pode causar diminuição da qualidade de vida.

A dor mamária pode ser classificada de duas formas: mastalgia cíclica e acíclica.

A mastalgia cíclica é o tipo mais comum de dor nas mamas, está relacionada com o ciclo menstrual. Em geral, aparece na fase lútea, ou seja, logo após a ovulação e pode durar até a menstruação. Normalmente, a mastalgia cíclica atinge as duas mamas e tende a melhorar após o período de menstruação.

Outra forma da mastalgia é a acíclica. A primeira diferença é que não tem relação com o ciclo menstrual. Além disso, costuma aparecer em mulheres com mais de 40 anos e atinge uma das mamas ou uma área específica das mamas. Na mastalgia acíclica podem aparecer cistos, dilatação dos ductos mamários entre outras condições benignas, que causam a dor.

A avaliação clínica e exame físico detalhados, são geralmente suficientes para a elucidação do quadro. Os exames de imagem mamários têm pouca validade e devem ficar restritos às pacientes com necessidade de rastreamento ou com suspeita de lesões focais. Nos casos de suspeita de dor extramamária, exames específicos podem ser necessários para avaliar outros sistemas ou órgãos.

O uso de sutiã esportivo para ideal contensão das mamas, dieta com restrição de gorduras e cafeína e a prática de exercícios físicos contribuem para melhora do sintoma. Em alguns casos, é necessário uso de anti-inflamatórios orais/tópicos e analgésicos para o tratamento da dor. E em casos severos pode ser necessário tratamento medicamentoso específico.

×