Menopausa

Home / Menopausa

A Menopausa é definida pelo término da vida reprodutiva da mulher, quando cessam os ciclos menstruais. E o Período Perimenopausa se refere aos anos em que a mulher vive esta transição.

A menopausa costuma iniciar, em média, aos 51 anos de idade, apesar de ser considerada normal a partir dos, tão jovens, 40 anos. E a redução de estrogênio deste momento costuma ser sentida como ondas de calor, insônia, oscilações de humor, atrofia vaginal, osteopenia, entre tantos outros sintomas.

A suspeita clínica surge quando a mulher se incomoda com os sintomas acima. Antes de cessar por completo, os ciclos tornam-se cada vez mais curtos e irregulares, podendo tornar-se extremamente volumosos com as oscilações hormonais. O diagnóstico é confirmado com a dosagem do Hormônio Folículo Estimulante (FSH) no sangue, que aumenta progressivamente, na tentativa de estimular o ovário a produzir o estrogênio faltante.

Tratamento da Menopausa

Existem tratamentos específicos para cada sintoma da Perimenopausa.

Os ciclos irregulares e volumosos podem ser controlados com DIU Mirena. A sua progesterona tem efeito local sobre o útero, causando redução ou mesmo cessação do fluxo, sem provocar sintomas sistêmicos.

Os sintomas genitais podem ser tratados com Lubrificantes ou Hidratante Íntimos, Estrogênio vaginal ou com o Tratamento Íntimo. O Tratamento Íntimo utiliza um modo de energia, que pode ser laser, radiofrequência ou ultrassom microfocado, para regenerar a mucosa e a musculatura superficial do sistema gênito-urinário, devolvendo à região a sua função.

Entretanto o sintoma que mais impacta na qualidade de vida são as ondas de calor. As ondas de calor duram cerca de 2-4 minutos cada, podem ser acompanhadas de transpiração e palpitação e podem ser seguidas de tremor ou calafrios. Podem ser esporádicas ou frequentes ao longo do dia e da noite, com prejuízo às atividades e ao sono.

 São várias as abordagens possíveis para o alívio das ondas de calor:

– Reduzir a temperatura do ambiente, com leque, ventilador ou ar-condicionado. Ou vestir-se em camadas, para evitar aumento da temperatura corporal.

– Atividade física, em especial na água, ajuda a regular a temperatura corporal, e reduzir os sintomas.

– Práticas de relaxamento e hipnose também podem trazer alívio. O estresse é gatilho importante para as ondas de calor.

– Alguns alimentos podem ser gatilhos e devem ser evitados, como é o caso de café e pimenta.

Por outro lado, podem ser recomendados soja, grão de bico, oleaginosas, salmão e bebidas geladas. A alimentação deve ser rica em vitaminas D, E, cálcio, ômega-3 e fitoestrogênios.

– A perda de peso deve ser aconselhada, àquelas mulheres com sobrepeso.

– Uso de vitamina E em baixa dosagem também pode ser recomendado.

– Fitoestrogênios contendo isoflavona são alternativa natural à reposição  hormonal.

– A Venlafaxina é um antidepressivo que regula o sistema adrenérgico e pode inibir as ondas de calor em mulheres com contraindicação à terapia hormonal.

– A Terapia de Reposição Hormonal é o tratamento padrão ouro para mulheres com sintomas intensos e de difícil controle.

×