Nódulo de mama

Home / Nódulo de mama

Nódulo de mama é a denominação para toda tumoração presente na glândula mamária, podendo se apresentar com conteúdo cístico ou sólido. Na grande maioria das vezes (mais de 75% dos casos) trata-se de patologia benigna.

A avaliação com um médico especialista é fundamental frente à identificação de um nódulo.

Existem várias informações da história de cada paciente que são importantes e que em conjunto com os achados do exame físico e dos exames de imagem definirão nossa conduta frente a cada caso de forma individual.

O exame de imagem que habitualmente utilizamos para avaliação de nódulos é a ultrassonografia das mamas.  Através desse exame conseguimos analisar as características desse nódulo e diferenciarmos o conteúdo dessa lesão. As características como: formato, margens, densidade e orientação são importantes para categorizarmos adequadamente a lesão e então realizarmos a propedêutica diagnóstica e tratamento corretos.

De forma geral, quando todas as características de um nódulo são benignas não é necessário realizarmos biópsia e nem sua retirada. Nesses casos, realizamos controle com exame de imagem para avaliarmos as características desse nódulo de forma periódica. Se não houver mudança nessas características é mantido o seguimento semestral até completarmos 2 anos de seguimento dessa lesão. Mas, se alguma característica mudar ao longo desse seguimento é necessário a realização de biópsia para elucidação diagnóstica e então seguimento e tratamento adequados

Nos casos em que inicialmente o nódulo apresente alguma característica suspeita a biópsia está sempre indicada para elucidação diagnóstica.

As biópsias percutâneas são as mais comuns. Existem duas modalidades principais: a core-biopsy (ou biópsia por agulha grossa) e a mamotomia (ou biópsia por agulha grossa assistida a vácuo).

O procedimento é realizado guiado por ultrassonografia. É realizado pelo médico radiologista, com anestesia local na pele. É um procedimento simples, com pouca ou nenhuma dor e baixo risco de intercorrências.

Para biópsias de lesões vistas apenas na mamografia, o exame é guiado pela mamografia. Isso é mais comum no caso de microcalcificações.

Outra modalidade de biópsia é chamada punção aspirativa por agulha fina (PAAF). É um método simples, muito utilizado para cistos (esvazia o líquido dentro cisto) e para linfonodos, pois o material retirado não é fragmento de tecido, mas sim conteúdo de células, sendo possível apenas análise citológica. Para nódulos é menos utilizado, pois não permite o diagnóstico chamado histológico (diagnóstico do tipo de tecido da lesão). Pode ser útil quando feita por uma equipe muito experiente nesse método (para minimizar a limitação diagnóstica) ou para confirmar que uma lesão não suspeita é realmente benigna.

×