Cirurgia

Home / Cirurgia

Em algum momento da vida podemos ser surpreendidas com a indicação de uma Cirurgia Ginecológica. E este momento pode gerar sentimentos como ansiedade e insegurança. Devemos ter em mente que entre os princípios cirúrgicos, temos a solução daquela situação específica, que pode ser dor, sangramento, crescimento ou infertilidade, e a recuperação da qualidade de vida da mulher.

Desta forma, devemos buscar, sempre que possível, a cirurgia minimamente invasiva. Os avanços tecnológicos na área médica nos permitem realizar grandes procedimentos com o mínimo de desconforto à paciente.

Histeroscopia Cirúrgica:

A Histeroscopia Cirúrgica é a cirurgia da cavidade uterina. Introduzimos uma câmera por via vaginal, sem cortes, dentro da cavidade uterina, e identificamos patologias como pólipo endometrial, mioma submucoso, septo uterino, espessamento endometrial, entre outros.

E através de delicadas alças ligadas à energia, realizamos exérese e cauterização das lesões. A histeroscopia ainda nos permite a visão direta da cavidade uterina para o adequado posicionamento de um DIU, no mesmo momento, quando desejado.

Laparoscopia Ginecológica:

A Laparoscopia Ginecológica é a cirurgia da cavidade abdominal e pélvica. Através de pequenas incisões no abdome, introduzimos a câmera e as pinças cirúrgicas, que permitirão explorar e tratar toda a cavidade. A Laparoscopia é indicada para o tratamento de diversas patologias ginecológicas, como é o caso do mioma uterino, cisto de ovário, endometriose e também para a cirurgia de retirada de útero e ovários pelas mais diversas causas.

Cirurgia Robótica:

A Cirurgia Robótica é a Laparoscopia assistida por Robô. É um avanço tecnológico da Laparoscopia. Da mesma forma, são realizadas pequenas incisões no abdome, para permitir o acesso à cavidade abdominal. Mas a câmera e as pinças cirúrgicas são acopladas ao Robô, comandado pela cirurgiã, o que traz diversos benefícios.

A câmera robótica permite maior estabilidade, aproximação e aumento da imagem com altíssima resolução e visão em 3D. Além disso, as pinças robóticas têm punhos articulados, que permitem alcançar estruturas mais distantes ou de acesso difícil. Tudo isso permite a realização de cirurgias mais delicadas e mais precisas.

Planejamento Pré-Operatório:

É importante planejar a suspensão ou troca de medicações específicas em tempo hábil antes da cirurgia, como é o caso de medicações para diabetes, emagrecimento e anticoagulantes.

A internação hospitalar é comumente realizada no mesmo dia da cirurgia, com necessidade de acompanhante. É importante respeitar o período de jejum, de alimentos sólidos e também de água.

Cuidados Pós-Operatórios:

A Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva permite excelente recuperação pós-operatória. O desconforto doloroso costuma ser bem tolerado e a paciente pode se alimentar e caminhar pouco tempo após o procedimento. A alta costuma ser no mesmo dia, no caso da histeroscopia, ou no dia seguinte, no caso da Laparoscopia ou Robótica.

Durante os primeiros dias, é recomendado repouso relativo, evitando esforço físico intenso, mas caminhadas são incentivadas. O retorno às atividades habituais geralmente acontece em cerca de uma semana. Mas o retorno aos exercícios e atividade sexual deve ser individualizado.

A Cirurgia Minimamente Invasiva deve ser sempre considerada quando nos deparamos com uma patologia ginecológica. Com ela, conseguimos maior precisão e menor invasão. E uma recuperação pós-operatória incrível!

×